No passado sábado eu, fiquei responsável de detectar erros nos meus colegas de equipa e de fazer um relatório do treino. Como tal vou fazer a minha apreciação:
No sábado permanecemos na doca de pesca devido a falta de condições no mar e a maré estar a descer.
O treino correu bem tendo sido focado em aperfeiçoar as viragens de bordo e cambadelas. Reparei que o Guilherme estava muito motivado no inicio e com uma boa postura no barco, tendo isso vindo a desvanecer-se mais para a frente e ás vezes não tirando partido das amuras e tendo que treinar quando deve ou não fazer uma viragem de bordo para tirar melhor partido e não apanhar o vento sujo dos outros barcos. O Gouveia ia muito descontraído e quando perdia lugares não era fácil recupera-los embora quando recuperava a sua posição, a mantivesse facilmente. O António fez um bom treino apenas me pareceu um pouco desmotivado, o que não é normal por isso espero que tenha sido apenas ontem.De 420 não percebo muito mas pareceu-me que as vezes o barco ia demasiado adornado e por vezes passaram em muito a layline, nas viragens de bordo pareceu-me terem estado bem.
Bons ventos
Gustavo Moura
Boa tarde a todos,
ResponderEliminarComo disse no treino passado é meu objectivo que vocês reservem um treino para irem cmg o semi para que possam ver os erros comuns que cometem e que assim possam ter uma percepção de fora do que estão a fazer no vosso próprio treino.
Este modelo segue também o objectivo de vocês se unirem como equipa, e possam assim tornar-se mais fortes para regatas.
O Gustavo foi a primeira “cobaia” e os resultados satisfazem os meus objectivos principais, reparou no andamento de toda a frota e nos meus comentários durante o treino, teve um efeito positivo quando eu chamei o gui para falar a meio do treino durante a queda de rendimento dele e isso ajudou-o a voltar a andar como o inicio.
Vou comentar então algumas coisas que foram feitas durante o treino e também falar acerca do feedback do Gustavo:
-Como o Gustavo disse o treino tinha por objectivo aperfeiçoar as viragens de bordo e cambadelas com vento fraco, pois as condições não permitiam realizar um treino mais amplo. Gostava de referir que a duração do treino não foi tão grande como estava previsto porem eu em nenhuma altura disse para deixarem de fazer o exercício e todos, senão a maioria deixou de cambar pelo menos 4 vezes... Este treino não era treino de regata por isso não me interessava quem é que andava à frente, e logo as regras eram para cumprir!
Falando de cada caso em particular:
- O gui teve um comportamento já habitual até meio do treino, a sua postura veio a diminuir drasticamente desde o inicio do treino até à altura que o chamei para falar com ele. Vocês quando treinam em equipa devem puxar os vossos colegas e não afunda-los ainda mais... não se esqueçam que em regatas vocês devem andar todos ao mesmo nível pois é mais fácil conquistar posições.
A nível de manobras o gui nos momentos altos teve sempre com uma evolução muito grande, apenas não me agradou quando estava atrás do Gouveia e a nível táctico comete o erro de virar a sota do 420 em vez de lhe passar pela popa e virar a sota, não perdeu apenas uma posição como perdeu bastante para o Gouveia que ia à frente.
Outro stress do gui, é que se distrai muito facilmente, ele faz tudo correcto nas viragens de bordo mas mais que uma vez ia no ângulo de bolina correcto e do nada distrai-se a olhar para um sitio klk e ou começa a arribar ou a orçar, isso não pode acontecer, são erros tão básicos que são imperdoáveis.
A nível táctico teve também uns erros que têm de ser revistos, mas como o exercício não era virado para a táctica é compreensível.
-O Gouveia como o Gustavo disse teve um comportamento de quem não vinha treinar à muito tempo, ao inicio enferrujado, a meio com bons pormenores na manobra e para o final completamente alheio a tudo o que se passava à volta dele...
ResponderEliminarDeixou de cambar as vezes pedidas passadas umas 10 voltas ao percurso.
A nível de afinação do barco consegui-o modificar o timing de afinar o barco na bóia de barlavento.
A táctica foi muitas vezes uma coisa que lhe passou ao lado pois andava mais preocupado em arribar para cima do gui para ele não o passar e em pedir amuras, atenção nem sempre é inteligente preocuparmo-nos com um adversário que anda atrás mas sim em andar cada vez mais rápido e melhor e eu sei que consegues fazer isso.
Cometeu um erro grande, a deixar numa popa, o gui, entrar nos 3 comprimentos sobre ladeados e com amuras... isso podia ter sido evitado, mas mérito para o Guilherme, que consegui posicionar o barco onde cria. Existiu também alguns momentos que foste demasiado despreocupado em relação ao andamento do gui o que resultou em diversas grandes aproximações em apenas uma manga.
Quanto ao que o Gustavo disse, de manter a posição, é verdade, consegues manter a posição mas tens de começar a manter a posição também em regatas como as PCR's e usar as regras. Vocês sempre tiveram problemas em pedir amuras, não tenham medo de pedir e protestar, isso é comum.
-O António para alem de parecer desmotivado ainda lhe falta a experiencia que a restante equipa já tem. Falta o à-vontade dentro do barco que lhe permita fazer as manobras mais facilmente... ainda está na fase de aprendizagem mas visto o seu potencial se houver um bocadinho mais de esforço, consegue fazer tudo muito melhor.
Um dos problemas dele também foi a dificuldade em mexer-se por causa do fato. O roll tem de ser trabalhado e a cambadela deixa-se ficar muito tempo a sota depois da retranca ter cambado, tem de passar mais cedo para barla, isto é quando a retranca vai a passar senão muito provavelmente com mais vento viras muito facilmente a cambar no mar.
Táctica, ainda falta uns tempos e alguma dedicação.
-420, o barco que se esquece de partes em casa. Neste caso a culpa é dos dois e demonstra alguma falta de preocupação com os treinos. Não volto a admitir velejadores que venham ressacados e/ou com sono para os treinos, isso tira rendimento ao barco e logo à equipa, se querem sair saem no dia do treino e não na véspera.
Para alem disso o barco teve um andamento correcto apesar de haver problemas crónicos como andar constantemente adornado para barlavento, o timbre que se fala dentro do barco também é outro problema, pois parece que andam sempre em conflito um com o outro, o que só traz asneiras, e as viragens de bordo que têm de ser mais sincronizadas.
A nível de andamento exterior do barco estava bom, não sei em que surtiu as afinações pois não andei no barco. O caderno tb não foi usado e se querem andar mais terão que se responsabilizar nisso. Gostaria que também dessem um feedback sobre isso. Com que caimento andaram etc...
A manobra à popa esteve mais activa mas a falta de spi foi um ponto crucial...
Espero que agora haja um feedback de TODOS perante aos comentário que foram aqui deixados da minha parte e da parte do Gustavo, queria acrescentar que por andarem de laser não quer dizer que não precisam de perceber o andamento de um 420, snipe, cruzeiro etc... é bom para vocês que saibam andar em diversos barcos para que seja mais fácil a vossa adaptação a novos barcos e mesmo aplicar o conhecimento na classe em que andam.
Bons Ventos,
O Treinador
quanto ao comentario do gustavo opa concordo com o geral, e sei k nao por vezes estava sem muita atençao devido ao sono, (não era ressaca), mas melhorei isso quando o vento subio.
ResponderEliminarquanto ao comentario do miguel, acho k ele devia saber que existe bastante preocupação com os treinos e muita vontade de melhor, o caderno existia e ele nao sabe mas nos abrimos os vaus antes de eles chegarem, pois tinhamos fexado na semana anterior, o decaimos era 3 tacos incluindo o mais grosso
Dakilo k vi no treino dos otos foi o gouveia a fexar bem 1a vez a poupa mas preocupou se tanto com o 420 k o gui quase o apanhava, mas mesmo assim foi bem, do gui vi ele sem amuras a ir contra o gouveia, do antonio nao tenho nada a apontar, tenho tb a referir k sao todos uma cambada de burros pk se nao virassem na boa e continuassem em frente havia uma zona onde havia muito mais vento k eu e o pedro aproveitamos muitas vezes ate.
bjinhos pa todas expecialmente po pedrinho
como o meu qerido e adorado colega de equipa referiu, deveriam ter aproveitado a viragem na boia pois se tivesem continuado em vez de virarem logo ganhavam nao so mais velocidade como layline em relaçao ao semi
ResponderEliminarem geral nao tenho nada a apontar, a nao ser qe o comentario do miguel foi parvo a partir do momento em qe começa logo a mandar vir, é certo qe foi uma falta de responsabilidade nossa nao so com o balao mas com o caderninho, mas acho qe no decorrer e apos o treino conseguimos compensar isso com uma boa prestaçao e um rapido arrumamento do barco
ao antonio falta tecnica sim, como foi referido, mas tem uma coisa qe é muito importante, força de vontade, o miudo esforça-se, quanto aos outros tamebm, mas ele destacou-se no dia em qe eu e o vasco viramos de 420 pela primeira vez
no geral o treino correu bem e quanto aos erros referidos esforcemo-nos e vamos aperfeiçoa-los
beijinhos para o vasquinho, um murro po miguel, e para os outros beijiinhos tambem
O que gostei mais foi o arrumamento do pedro... LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
ResponderEliminarQueria referir que eu mando vir e acho que devo e posso e também elogiei a vossa prestação do treino, por isso acho que o 14 que o Pedro tem a pretoguês devia ser revisto porque nem sabe pretoguês quanto mais Português.