segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Copa de Madrid e Troféu Aniversário do CRV

Neste fim de semana a tripulação de 470 do Clube do Mar de Coimbra esteve presente na Copa Madrilena e no Troféu aniversário do Club de Regatas de Valmayor onde participaram 15 470.

As regatas correram com alguns alguns problemas técnicos, entre eles a alanta do spi ter um perfil que se descoseu numa das pontas e não passar no moitão da barbarola condicionando a tripulação de cambar apenas uma vez e para descer o spi ter que folgar a barbarola para esta ir até ao estai real para haver curso para o spi ser todo ensacado. Outro problema técnico foi termos um relógio assim como outra tripulação que até ao baixar a bandeira P, usada neste caso, ter os minutos exactamente iguais com a CR e no ultimo minuto, isto é, quando a CR baixa a bandeira da classe termos o nosso relógio com a largada dada e só passado cerca de 3 a 5 segundos é que a CR dava a largada o que resultou em 3 OCS que tivemos pois tivemos sempre largadas em primeiro, apenas na ultima regata do primeiro dia é que não quisemos arriscar o OCS e largamos um pouco para traz.

O campo foi um triângulo e salsicha rondando a boia de largada (2) e cortando ao través.

Na primeira regata o OCS custou caro pois já iamos destanciados da frota quando vimos o OCS, tivemos portanto que deixar passar a frota toda e voltar a traz, ainda assim fizemos 10 na boia 1, 8º na boia de desmarque e 6º na boia 2. Conseguimos ainda ganhar mais uma posição na segunda volta pois tivemos problemas nas alantas, ficando em 5º.

Na segunda regata tivemos novamente o caracteristico OCS, voltamos atrás à linha e voltamos a atacar os da frente. Sendo que na segunda volta íamos em primeiro a meio do campo de regatas e de repente, ficamos parados sem vento enquanto a frota nos passava a cerca de 50 metros. Um campo nada esquisito. Esta regata acabara por sermos desqualificados por termos pregado um velejador lá do club e que sem testemunha acaba por ganhar um protesto que deveria ser deferido pois o Sr. afirma que não teve tempo para se desviar, mas desviou, afirma que nem nos viu, mas teve tempo para se desviar, afirma também que se desviou logo que o pregamos mas só se desviou quando o Diogo lhe orçou para cima, obrigando este a desvia-lo, mas o que se hade fazer fomos a casa deles.

Na terceira regata, mais um OCS, recuperado o mais rapidamente possível, e segundo os outros velejadores uma excelente táctica que levou a vitória sem espinhas da tripulação POR 111, que tomou sempre as melhores decisões tácticas e que consegui-o levar o barco sempre muito rápido e muito consistente.

Para a quarta regata já sabíamos que iríamos ter toda a gente em cima de nós, mas que foi relativamente fácil de superar tendo largado um pouco atrás por causa do LAG da CR, mais uma vez o campo foi o principal obstáculo tendo rondado a boia 1 em 2º boia 2 em 2º e boia 1 novamente em 2º tivemos uma popa com uma cavala espanhola montada, uns pediam ao outros para nos tapar para os passarmos, mesmo assim acabamos em 4º e com um protesto sobre uma tripulação espanhola que não resultou em nada pois a nossa testemunha foi-se embora pois era amigo da elena e friky (protestados), e com uma história diferente o júri foi diferindo o nosso protesto por não haver testemunhas... Quanto a isto só tenho 5 palavras... fomos para toca do lobo. Fomos protestados sem testemunhas e sem razão e fomos desqualificados, protestamos com razão e testemunhas e foi diferido, tudo isto nos custou o 3º lugar da classificação geral.

No segundo dia não houve regatas pois o vento passou e nós em terra e o vento chegou antes do términos do período de ultima largada mas a CR já tinha vazado as bóias e tinha o semi-rigido em terra.

Ficando em 4º com 10 Pontos, tirando nas regatas 5º DSQ 1º 4º.





2 comentários:

  1. O 4º lugar soube a pouco pois poderiamos ter feito melhor mas a ida a madrid valeu pelo treino de largadas e velejar em frota. Agora domingo vamos aproveitar o trofeu da ria de vaurien para treinar mais andamento em frota e em Vigo no Martim barreiro voltamos a acertar agulhas para a nossa participaçao na christmas race de palamos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo resultado!!
    Se foram assim tão marcados na última regata foiporque os espanhóis viram que, de facto têm valor. Continuem assim!

    ResponderEliminar