segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Estágio Cascais

Neste fim de semana fomos estagiar a Cascais com os 470. Foi um fim de semana onde pudemos comparar os nossos andamentos com 470 que treinam habitualmente e depois de estarmos parados durante mais de 3 meses sentimos e muito esse período de treino zero.

Do estágio retiramos conclusões muito importantes...

- Treinar sempre que possivel, pois estavamos mesmo muito perros, no sábado parecia que nunca tinhamos andado de 470.
- Ter uma base para afinar o barco em terra é fundamental... Os andamentos ao inicio com vento forte são sem dúvida uma diferença enorme com o barco totalmente desafinado.
- Andarmos arribados, é outro factor importante. Habituados a andar em vários tipos de barco em que é fundamental andar à orça constantemente, no 470 a diferença entre orçar e andar um pouco mais arribado é enorme. O barco anda muito mais, um pouco mais arribado do que na posição de bolina cerrada que a gente tinha a andarmos sozinhos.
- A preparação física com 18+ é muito notória.

No fundo tivemos muito a aprender ao termos comparado andamentos...

2 comentários:

  1. principalemnte desse proazinho k foi correr comigo e depois da ponte nao o vi mais, lol a gozar, mas agora a serio o pessoal precisa de treinar fisicamente, ok que nao é preciso ficar como os nossos "amigos" do pavilhao ao lado, mas a verdade é k nos nisso tamos muito mal

    ResponderEliminar
  2. Sabes k ia com aparelho e isso prejudica muito. Quanto ao treino físico é verdade a um nível elevado não se pode descuidar da maneira como às vezes se descuida.

    Gostava que vocês todos tivessem ido a Cascais, tinha sido uma vantagem para vocês verem o que é um clube a sério, onde à sexta feira quando chego estão 8 ou 9 lasers a sair da àgua, mais 10 optimist todos da escola de vela. Depois o pessoal a treinar para a regata do dia a seguir, optimists, laser, 420... Quando estacionamos o carro, no carro ao lado estão alguns dos nossos ídolos, Afonso Domingos mais à frente o Gustavo Lima ao telemóvel. No dia a seguir chegamos ao clube e estão 270 barcos para irem fazer regatas com 18nós de vento e 2 metros ou 3 de mar e vai tudo para a água sem medos, com excelentes condições para saírem... Entretanto aparece o Bernardo e o Francisco para irem treinar, aparelham um 49er e vão fazer um dos seus treinos bi-diários. É um mundo completamente diferente do que nós estamos habituados a ver e a ser as personagens principais num mundo bastante pequeno.

    ResponderEliminar