segunda-feira, 22 de março de 2010

Groupama 3 - 48 dias 07 horas 44 minutos 52 segundos!


Fonte: Portugal Vela
© Team Groupama

© Team Groupama

[Fonte: Troféu Júlio Verne] O Troféu Júlio Verne pertence agora a dez homens que navegaram à volta do globo a uma velocidade média de 18,76 nós ao longo do curso óptimo, batendo o tempo de referência registado pelo Orange 2 em 2005, por 2 dias 08 horas e 35 minutos. Franck Cammas e os seus homens, atravessaram a linha de final no Farol de Créac'h em Usant (Finistére) às 21h40'45''UTC, Sábado 20 de Março. Deverão entrar no Porto do castelo em Brest às 09:00 UTC amanhã.

O skiper Franck Cammas, navegador Stan Honey, chefes de quarto Fred Le Peutrec e Steve Ravussin, timoneiros/trimmers Loic Le Mignon, Thomas Coville e Lionel Lemonchois e os três proas Bruno Jeanjean, Ronan Le Goff e Jacques Caraes, apoiados em terra pelo navegador Sylvain Mondon, conseguiram: eles bateram o recorde da volta ao mundo via os três cabos!

Em 48 dias 07 horas e 44 minutos, o Groupama 3, certamente com altos e baixos, uma vez que não foi sempre à frente do tempo de referência fixado por Bruno Peyron e a sua equipa em 2005. Pelo contrário! O trimaran gigante tinha um deficit de pouco mais de 500 milhas em relação ao Orange 2 e só foi capaz de bater o recorde do troféu Júlio Verne, graças a um sprint final deslumbrante desde o equador. Nessa fase, tinham um deficit de um dia e duas horas, mas devoraram o Atlântico Norte em 5 dias 10 horas e 35 minutos; O Groupama 3, pura e simplesmente pulverizou o tempo de referência ao longo desta secção do percurso.

Desfile de Primavera

Com a partida a 31 de Janeiro de 2010, numa aberta meteorológica não muito favorável, Franck Cammas e os seus homens alternaram entre fases extremamente rápidas e outras muito lentas. De facto, as condições foram muito variadas durante esta volta ao mundo e até o vento raramente excedeu os 40 nós. Tem que ser dito, que a trajectória escolhida procurou evitar o mar agitado e ventos demasiado fortes o que aumentou consideravelmente a distancia a percorrer: O Groupama 3 navegou 38.523 milhas enquanto que a distância oficial para o curso óptimo é de 21.760 milhas. Como tal, em termos de velocidade real à volta da terra, o trimaran gigante manteve uma velocidade média de 24,6 nós! A zona mais complicada, tanto na viagem de ida como de regresso mostrou ser o Atlântico Sul.Durante a descida surgiram problemas devido aos ventos fracos, e durante a subida, devido a ventos de proa.

Hoje à noite, o Groupama 3 permanecerá ao largo de Ushant à espera do amanhecer: ele vai entrar no porto de Brest por volta das 08:30 UTC à vela, para desfilar em seguida, em torno do porto indo atracar no porto do castelo por volta das 10:00 UTC. Alguns velejadores de topo da França, incluindo Bruno Peyron, anterior titular do Troféu Júluio Verne , desde 2005, fizeram a viagem a Brest para dar as boas vindas à tripulação vitoriosa. A população local, está planeado comparecerem em força para receberem, de volta a casa, os dez marinheiros da volta ao mundo este Domingo de manhã.


© Team Groupama


© Team Groupama

Chegada do Groupama 3

Sábado 20, de Março 2010 às 21 horas 40 minutos 45 segundos UTC
Em 48 dias 7 horas 44 minutos 52 segundos
Melhora em relação ao recorde anterior*
2 dias 8 horas 35 minutos 12 segundos
*Sujeito a aprovação pela WSSRC
(Orange II - Bruno Peyron – em 50 dias 16 horas 20 minutos e 4 segundos em 2005 



© Arnaud Pilpré / Studio Zedda

© Arnaud Pilpré / Studio Zedda

© Arnaud Pilpré / Studio Zedda

© Arnaud Pilpré / Studio Zedda

© Arnaud Pilpré / Studio Zedda

© Arnaud Pilpré / Studio Zedda

© Arnaud Pilpré / Studio Zedda

Sem comentários:

Enviar um comentário