segunda-feira, 1 de março de 2010

Groupama no meio da tempestade


[Fonte: Troféu júlio Verne] O Groupama 3 foi forçado a distanciar-se da rota directa para o Cabo Horn afim de circundar uma baixa-pressão muito rápida, que circula por volta dos 60º Sul. O estado do mar está a tornar a vida de Franck Cammas e da sua tripulação difícil, cansativa e muito molhada.

Com dois risos na vela grande e com o staysail, o trimaran gigante vai navegando difícilmente para ENE para evitar a zoma mais violente do sistema perturbado, que soprea por toda a rota até Cape Horn a 45 nós. (0 nós de vento sopravam á volta da passagem de Drake esta Segunda-feira ao meio dia.

“Nós estamos a navegar num vento estável de cerca de 37 nós e os mares estão caóticos e grandes. Não é fácial de navegar… Está tudo molhado no deck e o homem do leme vai-se tentado proteger atrás do pára-brisas, que ficou num estado lastimoso depois da reparação. A ondulação está cruzada com ondas de 2 a 3 metros e o barco para na onda de vez enquando. Somos abanados a todo o momento e torna-se muito desconfortável. A fadiga abateu-se sobre a tripulação e as manobras são agora mais demoradas. Temos que continuar com muita prudência,” indicou Jacques Caraës durante a ligação rádio às 11:30 GMT com a sede Groupama em Paris.

De volta para Norte

Debaixo de rajadas de vento, mas com uma visibilidade aceitável, o Groupama 3 também está a distanciar-se do gelo que foi identificado a SW do Cabo Horn. Claro que esta não é a melhor trajectória para completar esta parte final do Pacífico que tem sido extremamente agressiva e o trimaran gigante está a perder distância navegando a 25º da rota mais curta. Com umpouco mais de 250 milhas de avanço sobre o tempo de referência esta Segunda-feira ao meio dia, a liderança ainda se encurtará amis até ao ponto em que irão colocar a genoa. A somar a isto, o Orange 2 tinha sido muito rápido nesta secção da volta ao mundo com umas VMG de 30 nós durante 3 dias.

“Estamos a ser forçados a navegar uma distância adicional para Nordeste e a cambagem não poderá ser feita antes de amanhã, terça-feira, até que o vento rode novamente para NW. O panorama disto, é uma grande volta para Norte, mas não temos outra hipótese. .. Não estamos a ser ajudados ao longo da nossa rota para Cabo Horn! A depressão a Sul, vais mais rápido do que nós: ela vai rodar sobre nós e depois de cambar-mos teremos de ter muito cuidado, pois vamos apanhar mar muito revolto. Este sitema perturbado entrará na Passagem de drake deixando na sua esteira um Pacífico muito confuso! Nós vamos perder terreno, mas só teremos de nos colar à depressão. Teremos todo o Atlântico para aumentar a vantagem, depois disto. “

Um Cabo difícil de verdade…

Como resultado, a rondagem do cabo Horn está agora agendada para Quinta-feira, entre o amanhecer e o meio-dia. A dificuldade para Sylvain Mondon, o navegador em terra, e Stan Honey, o navegador a bordo, é saber como estará o mar e como o Groupama 3 será capaz de se aproximar esta marca chave do Troféu Júlio verne. Acessando-o por Norte não vai ser fácil porque o vento irá rodar para NW na terça-feira à noite, ficando directo na popa…

“40 nós de vento e isto continua administrável e ainda temos hipóteses de reduzir mais a nossa área vélica. Poderíamos até navegar só com a grande risada mas espero que não cheguemos a isso… Dentro do Groupama 3 as coisas estão barulhentas porque vamos rápido e volta e meio paramos de encontro a uma onda. Temos de estar sempre agarrados,pois as acelerações e desacelerações são muito violentas. Estamos a tentar secar os nossos fatos, para não parece estar a resultar… A atmosfera mudou um pouco: temos de ter a certeza que recuperamos e a prioridade neste momento é para o descanso. Não andamos às voltas para conversar! Toda a gente se proteje o melhor que pode…” concluiu Jacques.

Groupama 3's log (partida a 31, Janeiro às 13h 55' 53'' GMT)
…………
Dia 28 (28, Fevereiro 1400 GMT): 560 milhas (avanço = 517 milhas)
Dia 29 (01,Março 1400 GMT): 434 milhas (avanço = 268 milhas)

WSSRC recorde da travessia doOceano Pacífico (do SuL da Tasmania ao Cabo Horn) 
Orange 2 (2005): 8d 18h 08'

Vejam AQUI a evolução no mapa interactivo e o log de datas e distâncias.


Fonte: Portugal Vela

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