segunda-feira, 15 de março de 2010

TROFÉU LOUIS VUITTON - Apenas a 1ª Corrida Realizada, ALEPH vence ETNZ






[Fonte: Troféu Louis Vuitton]  Nuvens negras ameaçadoras pairavam sobre o porto de Waitemata no início do sexto dia de provas do Troféu Louis Vuitton.

Ventos fortes e rajadas de Sudoeste forçaram ao cancelamento das competições de hoje, mas não antes de a invicta Emirates Team New Zealand perder no confronto com a Francesa Aleph colocada no sétimo lugar da tabela.

Para amanhã é esperado tempo moderado e as competições serão retomadas com a 7ª ronda, última da ronda de classificações. Com início planeado para mais cedo, para permitir incluir as seis provas hoje abandonadas que serão espremidas na programação do sétimo dia e subsequentes se necessário.

Quatro equipas estão no topo da tabela em igualdade de pontuação. A Britânica TeamOrigin, em segundo lugar circulava na zona de pré-largada contra o Sueco Artemis, em terceiro lugar, a dois minutos da largada, quando os Comissários da prova assinalaram o adiamento. As Italianas Azzurra e Mascalzone Latino Audi, também ambas em segundo lugar, esperavam para realizar a terceira prova do dia.

Os Russos da Synergy, em ultimo lugar na tabela aqui em Auckland, apesar de uma boa prova em Nice em Novembro passado, esperavam competir com os Franco-Alemães da All4One, que também estão em segundo lugar.

Depois de enviar os barcos de competição de volta para a doca, a Comissão de Regata do Royal New Zealand Yacht Squadron, liderada pelo Americano Júri Principal da Prova Peter "Luigi" Reggio, permanecia na estação de acompanhamento meteorológico até às 17:00, antes de definitivamente cancelar as provas do dia.

Roger "Clouds" Badham, o homem da meteorologia da Emirates Team New Zealand, tinha advertido esta manhã que ventos fortes e rajadas acima dos limites aceitáveis, iriam verificar-se ao longo do dia, mas a primeira prova realizou-se sem incidentes, em ventos aceitáveis de 19 a 20 nós the Sudoeste com rajadas a rondar os 23 nós.

A corrida contou com dois antigos companheiros de equipa, cada um com bom conhecimento dobre as fraquezas do outro. Em 2003, antes da Copa América em Auckland, Dean barker do Emirates Team New Zeakland treinou com Bertrand Pace como Segundo leme do barco. Mais tarde , Pace foi táctico de Barker.


Ao tiro dos cinco minutos, Barker entrou profundamente na zona de largada, perseguido de perto por Pacé através de uma série de círculos, antes de se separarem e alinharem-se para partirem a estibordo com o barco Francês a sotavento e a curvar para fora. Barker, que queria o lado direito, conseguiu-o mas foi forçado a mudar de bordo e a afastar-se devido a um salto de vento desfavorável.

O Francês liderava por dois comprimentos no primeiro cruzamento e continuava a estender. "Queriamos tirar proveito dos saltos de vento mas tínhamos de ser pacientes", disse Pacé.

O estratega do Emirates, Adam Beashel disse depois " foi uma das piores corridas que fizémos nos últimos tempos".

Beashel explicou: " nòs estávamos do lado errado durante os dois primeiros saltos de vento na primeira perna. O Aleph fez um grande trabalho, colando-se à sua estratégia e ficando à esquerda a navegar bem e o que nos pressionava. Depois, infelizmente tivemos um rasgo no spi ao içá-la, mas continuámos."

"Apenas um minuto ou dois mais tarde, o rasgo já era grande demais e tudo explodiu e foi tudo parar à água."

Observadores classificaram o incidente como de moderado a grave. O proa do Emirates, Stuart Bettany foi ao mar juntando-se ao pau de spi à medida que se intensificava a confusão a bordo. Alguns tripulantes correram  para recuperar Bettany enquanto os outros recuperavam o pau que ainda estava preso ao mastro, para impedir que fosse o quarto pau de spi a partir-se na prova.

Impedidos de içar o Segundo spi devido ao emaranhado, a equipa Kiwi acabou a perna só com a genoa, acabando por se aproximar da equipa Francesa durante as restantes duas pernas. " Felizmente apanhámos um pouco de pressão na segunda perna em alguns saltos de vento à direita deles e conseguimos voltar a pressionar um pouco, mas eles navegaram simples a na descida da última perna."

Regata Um: ALEPH venceu o Emirates Team New Zealand, 00:38 – O dia pertenceu a Bertrand Pacé que levou a melhor sobre o seu ex-companheiro. Barker lutou pelo lado direito e conseguiu, sem dúvida porque Pacé queria o lado esquerdo. Depois de múltiplos duelos circulares, eles seguiram para a linha a estibordo, com o ETNZ a barlavento. O barco Francês mudou de bordo à frente e Barker foi rápido a afastar-se. Os Kiwis seguiram para a marca a bombordo a cinco comprimentos de distância. O desastre deu-se quando se preparavam para perseguir os Franceses na popa. O punho explodiu fora da calha, levando metros de vela com ele e os Kiwis foram forçados a largar a vela, deixando a perseguição ao Francês para apanhar os restos. Perderam cerca de 100 metros terminando a primeira volta só com a genoa para depois recuperarem e terminar a apenas 38 segundos de distância.



Classificação provisória após a 6ª ronda (Parcial):

  1. Emirates Team New Zealand, 5-1, 5 pts
=2. All4One, 3-2, 3 pts
=2. Azzurra, 3-2, 3 pts
=2. Mascalzone Latino Audi Team, 3-2, 3 pts
=2. TEAMORIGIN, 3-2, 3 pts
  6. Artemis, 2-3, 2 pts
  7. ALEPH Sailing Team, 2-4, 1 pts *
  8. Synergy Russian Sailing Team, 0-5, 0 pts

* Um ponto de penalização deduzido.

Sem comentários:

Enviar um comentário