terça-feira, 17 de maio de 2011

III PCR Optimist



85 velejadores de 12 Clubes do Norte do País disputaram este fim-de-semana a III PCR da Classe Optimist. numa organização do Sharpie Club (Portugal), com o apoio da APCIO e FPV, e os patrocínios da TEKA, CM Ilhavo, CIRA, Chevrolet/Stand Justino, Liberty Seguros e APA.

Nesta tão grande festa só S. Pedro não quis colaborar com a organização que envolveu pesados meios - 9 barcos e 21 pessoas.

No Sábado a actividade começou bem cedo, com a expectativa de se poder velejar no Mar, mas também cedo se verificou não haver condições de segurança para o poder fazer, com o vento forte (+ 20 nós) a soprar do quadrante SSW, a encontrar a normal ondulação de NNW, tornando impraticável a saída da Barra.
Restava à Organização a análise das opções que dispunha, mas a manutenção do vento de SSW impedia a montagem de um percurso competitivo no Campo alternativo de Regatas no Terminal Norte do Porto de Aveiro.
Eram cerca de 17 horas quando a frota finalmente se dirigiu ao Campo de Regatas no Canal de Mira, onde foi possível a realização de 2 Regatas bastante animadas, permitindo um excelente espectáculo a quem passava na Ponte da Barra ou acompanhava as Regatas na Costa Nova.
O muito vento que persistia em soprar (com rajadas superiores a 25 nós) e a maré a encher tornavam a Ria num pequeno mar, com grande ondulação, tornando ainda mais difícil a tarefa dos Iniciados.

Na primeira Regata, Francisco Maia do Clube de Vela Atlântico era o primeiro seguido por Pedro Fonseca e Costa do mesmo Clube, e ainda por Francisca Pinho do Sport Clube do Porto.
Primeiro lugar para Mafalda Pires de Lima (CVA) nos B e para Bernardo Araújo (CVA) nos Iniciados.
Na segunda Regata, Pedro Fonseca e Costa (CVA) levava de vencida o confronto com os seus principais competidores, sendo secundado por José Cunha (Naval de Leça) e por Francisca Pinho (SCPorto).

Já passava das 20 horas quando uma frota muito cansada chegava ao Clube, e se preparava para uma niote retemperadora de forças para enfrentar o 2ª dia.

Só que o Domingo não trazia novidades, e apesar do tempo menos carregado, o vento a mantinha-se do mesmo quadrante e por isso a impossibilitar a utilização dos Campos de Regata disponíveis.
Com o início da tarde, verificava-se a a impossibilidade de realização de qualquer Regata pelo que restava arrumar o material e preparar-se para a entrega de Prémios.

A cerimónia da Entrega de Prémios contou com a presença do Eng. José Ribau Esteves da dupla qualidade de Presidente da C.M. Ilhavo e da CIRA, e ainda do Sr. Manuel Rodrigues em representação da Liberty Seguros.
A WOW (Walk on Wind) que esteve presente durante todo o fim-de-semana com um pequeno Stand de material náutico iniciava os prémios com o sorteio de material de Vela (Licras, Colete e Saco) que muito animou os mais novos.

No final Pedro Fonseca e Costa levava o prémio de 1º Classificado, sendo seguido por Francisco Maia e Francisca Pinho, que também levava o prémios para a melhor concorrente Feminina dos A.
Nos B, o primeiro lugar ia para Mafalda Pires de Lima, que levava também o primeiro prémio para a melhor concorrente Feminina na categoria, com Miguel Rothes (CVA) e Gonçalo Ribeirinho (SC Porto) a preencherem os restantes lugares do Pódium.
Bernardo Araújo era o melhor classificado entre os Iniciados, com Manuel Pessanha (CVA) a ficar com o 2º lugar e Bernardo Teixeira (SC Aveiro) a ocupar o lugar mais baixo do Pódium.
Destaque ainda para Inês Pinto do CVCN que era a melhor concorrente feminina entre os Iniciados.

O Ranking está a ser preparado, pelo que em breve se saberá os Velejadores apurados para o Nacional.

Fonte: SharpieClub

Sem comentários:

Enviar um comentário