sábado, 28 de maio de 2011

Portugal recebe Final Internacional BMW Sailing Cup 2011



Portugal foi o país escolhido para a realização da Final Internacional BMW Sailing Cup 2011, o evento de vela amador promovido pela BMW em vários países e que, este ano, disputam a Final em águas nacionais.

A competição desenrolar-se-á entre os dias 1 e 4 de Junho, na Baía de Cascais.

Alemanha, Nova Zelândia, Portugal, Espanha e Itália, são as 5 equipas que vão disputar o primeiro lugar, em veleiros Archambault – Grand Surprise.


Seis dias depois, no mesmo campo de regata - Baía de Cascais - será disputada a BMW Sailing Cup Portugal 2011. Este ano, o calendário da prova nacional será diferente, concentrando as várias regatas no mesmo fim-de-semana – 10 a 12 Junho – no final do qual será apurada a equipa vencedora.

A participação no BMW Sailing Cup Portugal 2011 está limitada a 24 equipas, sendo que as inscrições terminam no dia 31 de Maio, data em que serão conhecidas as composições finais.

Recorde-se que a regata BMW Sailing Cup é uma das mais prestigiadas regatas internacionais para velejadores amadores que, além de proporcionar uma competição justa entre equipas não profissionais de velejadores, assume particular interesse devido à sua orientação internacional.

As Equipas

As 5 equipas em regata (Alemanha, Nova Zelândia, Portugal, Espanha e Itália) são constituídas por 5 elementos cada, incluindo um skipper, e cada membro registado deve participar em todas as regatas programadas.

Equipa Alemã - Jürgen Buhtz (skipper); Michael Förster; Vivien von der Burg; Olaf Christophersen; Andreas Stenzel

Equipa Italiana - Fabio Mazzoni (skipper); Alberto Benedetti; Cesare Trioschi; Michele Mazzotti; Gian Matteo Paulin

Equipa Neo Zelandesa - Grant Turnbull (skipper); Richard Watson; Stu Clarke; Geoff Martlew; Chris Funnell

Equipa Espanhola - María Fiestas (skipper); Ricardo Zabell Lucas; Felix Bolaños Valverde; Arturo Reina Ehrenbogen; Sergio Gutierrez Pons Equipa Portuguesa (Matos e Prata) - Rui Bóia (skipper); Ricardo Pinto; Duarte Neves; José Gonçales; André Pimenta.

As equipas que vão participar nesta Final Internacional são as vencedoras das Finais Nacionais em cada um dos países que representam, depois de terem disputado várias eliminatórias durante as quais se defrontaram com outras equipas. No total, participaram nas regatas classificativas cerca de 500 equipas em todo o Mundo.

A equipa Matos e Prata, liderada por Rui Bóia, irá representar Portugal nesta Final Internacional, depois de ter vencido a Final Nacional do BMW Sailing Cup 2010, que decorreu em Outubro, em Lisboa.

O barco Archambault – Grand Surprise

Este ano, a Final Internacional 2011 vai coincidir com a introdução de novos veleiros em Portugal. Até 2010, as equipas competiam em veleiros BeneteauFirstClass7,5 que este ano passam a ser substituídos pelos Archambault – Grand Surprise

Dados técnicos:

Comprimento máximo 9,54m; Comprimento à linha de água 8,93m; Largura máxima 2,98m; Calado 2,05m; Peso 2.700kg; Peso da Quilha 1.050kg; Tripulação 5 pessoas; Vela grande: 30m²; Genoa 20m²; Spinakker Simétrico 70m².

No desenvolvimento deste projeto, a BMW Portugal estabeleceu uma parceria com a Terra Incógnita, empresa credenciada pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, que presta consultadoria e apoio técnico à BMW Portugal nas questões relacionadas com o desenvolvimento das duas áreas do projeto - a BMW Sailing Academy e a BMW Sailing Cup.

A apresentação á imprensa nacional inclui uma saída com os jornalistas nos veleiros Archambault – Grand Surprise e uma prova de regata que permitiu ter a noção do excelente desempenho destas embarcações.


Fonte: Nautica Press

Sem comentários:

Enviar um comentário