segunda-feira, 23 de maio de 2011

MedCup Cascais

A MedCup terminou com excelentes regatas mais uma edição em Cascais, foi mais de uma semana com imenso movimento na marina de Cascais.

Foto copyright S.Gattini_G.Trombetta/STUDIO BORLENGHI/Audi Med Cup

Declarações do ultimo dia nos Soto 40:

Francisco Lobato – XXII Portuguese Sailing Team:
“Hoje foi o quarto e último dia, foi muito difícil. As condições foram muito duras, tivemos vários problemas durante a competição. Estava muito vento, tivemos dificuldades à popa e alguma dificuldade em controlar o barco. De um modo geral, a equipa esteve toda muito bem. Ontem foi um dia muito importante para nós porque pudemos assegurar o nosso lugar no pódio. É óptimo conseguirmos o segundo lugar como uma equipa nova, numa prova como a Audi MedCup. Tivemos apenas dois dias de treino como equipa no barco que era novo para todos nós, por isso ficar ao nível do Iberdrola é óptimo. Se pudéssemos voltar a competir, voltávamos. Foi um prazer enorme para toda a tripulação. Foi uma aposta nossa e seria uma óptima recompensa voltar a participar.”

Afonso Domingos – Bigamist:
“Na primeira regata tivemos um problema na primeira bolina e fomos penalizados, tivemos que fazer uma penalização - 360º. Na última popa, conseguimos ultrapassar alguns adversários e alcançámos o terceiro lugar. Na segunda regata, que ainda estava a correr melhor do que a primeira, fomos sempre em primeiro, na liderança. Depois tivemos um grande azar e ficámos sem a vela de proa, o que nos prejudicou muito e não nos deixou a acabar a prova. Nós somos muito bons nestas condições, mas é algo que acontece. A equipa fez um bom trabalho.”

O skipper do veleiro espanhol José Maria Torcida mostrou a sua satisfação pela participação e vitória nesta etapa: “Tivemos uma boa saída na primeira regata, mas fomos perdendo a liderança ao longo da prova, ainda ultrapassámos o Bigamist, acabando em segundo lugar. Na segunda regata estivemos sempre muito bem, conseguimos atingir uma distância muito confortável dos nossos adversários e alcançámos o tão esperado primeiro lugar. As condições em Cascais são geniais, foi óptimo para nós. Ganhar esta etapa é uma satisfação tremenda, tivemos em competição com barcos portugueses, que conheciam estas águas, e com o Patagonia que é uma equipa muito experiente. Aprendemos muito aqui, Cascais tem condições muito boas e cada dia foi mais um avanço.”

O Patagonia acabou rapidamente com as poucas esperanças que ainda tinha num lugar entre o top-3 com o quinto lugar na primeira regata do dia. Mesmo o segundo lugar conquistado no fecho na etapa não teve qualquer influência na classificação final, mantendo o quarto lugar.

Uma das grandes surpresas foi veleiro britânico Ngoni com a vitória na primeira regata este Domingo, já que desde o início o melhor que tinha conseguido foi o quarto e um terceiro lugar no dia de ontem. Antes disso quedou-se sempre pela quinta posição não chegando a concluir a quarta etapa. No entanto os festejos não duraram muito com a outra desistência na regata final.

Nos TP52 Quando vemos o resumo da regata uma coisa é certa, regatas renhidas não permitem conseguir uma grande margem. Conseguir a margem de 20 pontos atingida pelo Emirates Team New Zealand no ano passado em Cascais, será algo muito difícil este ano.

Highlights

Dia 1:

Dia 2:

Dia 3:

Dia 4:

Final Day:

Fonte: Juanpa Cadario e Audi MedCup

Resultados

TP52
Geral > Troféu de Cascais
REGATA #
(RONDAGEM NA BOIA - clicar na respectiva regata)
TOTAL

SOTO40
Geral > Troféu de Cascais
REGATA #
(RONDAGEM NA BOIA - clicar na respectiva regata)