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O barco português foi muito regular e está empatado em pontos com o 4º classificado, o Quantum Racing, actual detentor da Audi MedCup “O dia correu bem. Fomos 5º, 4º e 6º nas três regatas e foi pena termos perdido dois lugares na última”, Afonso Domingos resume desta forma a estreia no Troféu de Marselha. O leme do Bigamist 7 reconhece que podiam ter feito um pouco melhor: “Com o pouco vento que estava fizemos algumas asneiras, cometemos erros tácticos e ainda partimos o pau de spi na última cambadela. Temos de melhorar nalgumas situações”, refere. Domingos mostra-se confiante para os próximos dias: “Estamos com boa velocidade à bolina e à popa”, mas aguarda regatas com mais vento: “Provavelmente, será já na 6ª feira. Está previsto entrar o Mistral e, então, vamos conseguir analisar a nossa velocidade pura à bolina”, afirma. Após 3 regatas disputadas, lidera o Emirates Team New Zealand (5 p.), seguido do Bribón e do Matador, ambos com 12 pontos. Quantum Racing e Bigamist 7, têm 15 pontos. Fonte: Bigamist 7 |
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Bigamist 7 na 5ª Posição
VI Campeonato de Portugal de Juvenis
Arranca hoje, em Sesimbra, a VI edição do Campeonato de Portugal de Juvenis.
Em prova vão estar 80 velejadores na classe Optimist. A prova decorre até 14 de Junho, com 12 regatas previstas. Hoje, a largada está marcada para as 13h00. | |
Jornada difícil em Sesimbra no primeiro dia do Campeonato de Portugal de Juvenis. O inicio da prova estava previsto para as 13h00, mas a primeira regata largou apenas cerca das 16h30. Os saltos de vento foram o principal obstáculo. A regata acabou por ser anulada, após um salto de vento de cerca de 50 graus.
A segunda regata começou às 19h00 e, aproveitando a acalmia do vento, as 80 embarcações Optimists conseguiram terminar a única regata do dia. Diogo Pereira do Clube Naval de Cascais foi primeiro a cortar a linha de chegada.
Nuno Duarte, Velejador do CMCOIMBRA finaliza o primeiro dia na 55ª posição de 80 barcos.
Para amanhã, a largada está prevista para o 12h00.
O Campeonato termina no próximo domingo.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Planar cpm 35 knots
The Ireland to Sweden leg of the Volvo Ocean Race got off to a flying start, with the VO70s storming down the coast and reaching surfing speeds of up to 30 knots. It started off, unsurprisingly, with Ericsson 4 leading the fleet closely followed by Puma and Telefonica Blue. At the back of the field was Telefonica Black which had gambled on a more offshore route, along with Delta Lloyd and Green Dragon. This proved to be a better long term option and it was the Irish boat that found itself in first place as the fleet approached the Fastnet Rock.
There was a bit of chaos as the boats rounded, with both Puma and Ericsson 4 struggling to gybe in very challenging 35 knot conditions, which left Torben Grael’s boat on its side. It recovered but was left with a broken wheel, a lot of water on board and a pretty big area of delamination between hull and the deck. As Marstrand is just a pit stop with no assistance allowed, it will mean a tough time for the Ericsson crew when they arrive in Sweden. Great surfing pic from Rick Tomlinson and more here.
Cassiano a skipper do Diogo Diogo foste tuuuuuuuuuuuu
Qualificação Nacional Açores Match Racing |
Tiago Talone foi o grande vencedor da Qualificação Nacional Açores de Match Racing 2009, que hoje terminou em Ponta Delgada. A tripulação do CVA bateu na final, Margarida Cassiano, do Ginásio Clube Naval de Faro, por 3-0. "Vim para aprender e ganhar treino. Era também importante somar pontos para o ranking e o objectivo foi alcançado. Estamos muito contentes porque devemos ter entrado no top 10", declarou Talone Margarida Cassiano pode queixar-se de algum azar no segundo dia: "Foi difícil. Parti o boom jack, uma tripulante magoou-se num dedo e no terceiro match da final, quando seguíamos à frente a Sofia caiu à água. Estou satisfeita, demos o nosso melhor e sinto que estamos a evoluir enquanto equipa", referiu a leme do Ginásio de Faro. Diogo Santos, do Clube Naval de Ponta Delgada, será o representante açoriano no Campeonato de Portugal de Match Racing, a disputar, em Novembro próximo, na ilha da Madeira: "Gostávamos de ter vencido a prova, mas não foi possível. Cometemos alguns erros e os nossos adversários foram melhores e resta-nos ir à Madeira dignificar o nome do nosso clube e da nossa região." Por seu turno, Pedro Cipriano, do Clube Naval da Horta, foi 4º classificado: "Viemos para aprender. A experiência foi muito positiva e agora queremos, se for possível, continuar a treinar em match racing", afirmou. A prova foi organizada pela Federação Portuguesa de Vela e o Clube Naval de Ponta Delgada. |
Francisco Lobato Terceiro em França
Francisco Lobato Terceiro em França |
Francisco Lobato terminou na terceira posição com um tempo de 2 dias, 2 horas, 54 minutos e 37 segundos: “Queria tentar estar entre os primeiros, mas acima de tudo, terminar sem correr riscos desnecessários para a embarcação” e conseguiu, ao terminar a prova sem qualquer problema no seu barco. Apesar da boa classificação, a regata não foi fácil para o jovem velejador que chegou ao final visivelmente cansado: “Tive de me adaptar às novas condições e voltar a dormir por períodos de 15 minutos.” Para além deste factor, também o tempo se revelou um grande obstáculo para o atleta, “o vento foi muito incerto ao longo de toda a prova.” A competição foi muito forte ao longo da regata e principalmente na etapa final onde, apesar de algumas desistências de última hora, muitos velejadores deram o seu máximo. Lobato competiu com atletas de alto nível e está agora entre os três melhores velejadores do mundo mas acima de tudo cumpriu o seu principal objectivo: “Estou qualificado para a Transat 6,50”. Francisco prepara-se já para a próxima etapa - a Transgascogne 6,50 em solitário que terá início no próximo dia 2 de Agosto. 1º Eole Génération GDF Suez" 2º Delasia" 3º Roff/TMN – Francisco Lobato |
sexta-feira, 5 de junho de 2009
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Alvaro Marinho Na TSF
Ouçam!
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Como comentar...
É possivel comentar os posts em klk lado sem contada do gmail. Como? Debaixo do local para o comentário têm hipotese de escolher o perfil, vocês podem selecionar Nome/URL e preencher com o vosso nome ou nickname.
Abraços,
Miguel
Treino dia 7/6
Acho que seria interessante que cada um de vocês vir aqui ao blog todas as semanas e fazer um comentário a estes posts que vão começar a haver para que possamos todos saber quem está a contar em ir ao treino.
Vamos começar também a frequentar o blog pois eu e o gameiro vamos começar a postar aqui alguns componentes que achemos interessantes para o vosso desenvolvimento na vela e comentários à cerca dos treinos. Esperamos também de vocês um feedback ao que dizemos e também estão à vontade para expressarem as vossas opiniões.
Programa de treino:
10h- concentração no clube
10h15 - começo do treino
10h30 - corrida
11h - alguns exercicios físicos
12h - jogos
13h - almoço
13h45 - aparelhar barcos
14h00 - Inicio do treino prático(andar livre para aquecimento)
14h30 - Bolina com roll-tack
15h30 - Largadas
16h30 - Rondagem de Boias
17h - Regatas
18h - Em principio final do treino( Não queria pôr uma hora para comprometer o final do treino, por isso esta hora pode variar consoante os resultados)
as 21h espero estar em casa:P
Final do treino:
Sim, às 21h estava em casa.
Quanto ao treino de hoje.
1º - Foi bastante interessante mais uma vez ter os mesmos a treinar...
2º - Aspecto, isto não pode voltar a acontecer.
3º - Há mails que são à borla e que servem para contactar as pessoas, neste caso avisar que não se vem ao treino.
4º - Pessoas presentes hoje: Pedro, Vasco, António Caseiro, António Egídio e Joana Pleno
5º - Joana, para a próxima se não queres ir ao treino avisa, eu estava a contar contigo.
6º - Vamos passar a assuntos técnicos.
Resultados do treino:
- O plano do treino foi cumprido, quase na totalidade.
- O sistema que adoptei de atrasos pareceu-me bastante interessante. Passo a partilhar para quem não foi. Quem chegar atrasado vai fazer o numero de flexões correspondentes ao numero de minutos de diferença para as 10h.
-Parabéns ao Pedro por me seres o único a acompanhar-me a correr, mesmo o sprint...
-António, sempre motivador a ir para a água, sim senhor...
-Na parte física treinaram todos bem, excepto a menina Joana que como sempre se corta em maior parte das coisas.
-Boomjack de 420 tem de ser arranjado, ainda não ficou definitivo.
-A parte de rolltack foi bem desenvolvida, o 420 fez o roll bem excepto em algumas viragens que o estai não caça no ponto que eu queria. António, sim senhor estas a evoluir bem, as viragens estão a sair melhor e já tas a começar a perceber a cabadela. António Egidío, Evoluis-te bastante bem, tens de perceber que o laser tem de andar com os dois moitões juntos, pois conseguer orçar muito e é assim mesmo que se prancha, na prancha o rabo tem de andar mesmo fora do barco, quanto às viragens de bordo tens de trabalhar para conseguires bons resultados.
-Valuma do estai. Vasco com pouco vento não vale a pena estares com a vela caçada ao máximo, senão o barco não anda, tens de abrir mais a valuma, tas a trancar a vela toda.
Boas reflexões...
Miguel
2ª PAN 420
2ª Prova de Apuramento Nacional 420 Dupla do CVB em destaque | |
O Clube de Vela do Barreiro, Federação Portuguesa de Vela e Associação Portuguesa da classe 420, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro, organizaram este fim de semana 23 e 24 de Maio a 2ª Prova de Apuramento Nacional para a classe 420. Este evento contou com a presença de 22 barcos, 44 velejadores da Região Centro, e Norte em representação do Clube de Vela do Barreiro, Clube Naval de Cascais, Clube Naval de Lisboa, Associação Naval de Lisboa, Sport Algés e Dafundo, Yate Clube do Porto e Clube Vela Costa Nova. O destaque vai para as velejadoras do Clube Naval de Lisboa, Ana Rita Rocha e Ana Sofia Oliveira que venceram este Campeonato, arrecadando o primeiro lugar do pódio absoluto e primeiro feminino. No Segundo Lugar do pódio ficaram os velejadores do Clube de Vela do Barreiro, recentemente sagrados Campeões Nacionais Ruben Semedo e Francisco Teixeira, no terceiro lugar do pódio ficou a dupla do Yate Clube do Porto, Manuel Cunha e António Tinoco. Os velejadores do Clube Naval de Cascais Martim Franco e Caetano Lacerda venceram na categoria de sub-16. Os restantes velejadores do Clube obtiveram os seguintes lugares, Miguel Costa/Manuel Gamito ficaram no 7º lugar e Patrícia Costa/Inês Guimarães ficaram na 14º posição. Parabéns a todos os velejadores apurados para os Campeonatos Internacionais, Parabéns ao Ruben, ao Francisco, à Patrícia, à Inês, ao Miguel, ao Manuel e ao Sérgio treinador desta Equipa de realizou um excelente trabalho esta temporada !! Ver Classificações | Ver PressRelease | Maio 2009 | ![]() |
FPVela lança programa televisivo na rtp2
O primeiro, de uma série de 8 programas da Federação Portuguesa de Vela para a RTP 2 já está disponível no You Tube em http://www.youtube.com/fpvela. Para ver ou rever.
Todos a apoiar o Nuno
A Federação Portuguesa de Vela e o Clube Naval de Sesimbra organizam de 11 a 14 de Junho em Sesimbra, o VI Campeonato de Portugal de Juvenis 2009
Divulgamos o Anúncio de Regatas.
Delta Lloyd
7º lugar para João Rodrigues na Delta Lloyd Regatta |
João Rodrigues terminou a 25ª edição da Delta Lloyd Regatta em 7º lugar. O velejador português partiu a régua da vela antes da largada, o que veio a condicionar a sua prestação nas duas últimas regatas de hoje. João Rodrigues considera que "apesar de tudo foi uma prova boa e valeu a pena ter cá vindo". O vencedor desta quinta etapa da Taça do Mundo da ISAF em RS:X (masculino) foi o holandês Dorian van Rijsselberge.
Carolina Borges (RS:X feminino) terminou a Delta Lloyd Regatta em 30º lugar; Frederico Melo (Finn) em 27º e Sara Carmo (Laser Radial) em 21º. Site oficial da regata: http://www.deltalloydregatta.org/2009/ |
Club Race II
A club race deste mês será no dia 20 de Junho, até novas informações, fica esta a data.
Vamos ver se nesta data está mais gente do que na anterior.
Abraços,
Miguel
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Campeonato Autonómico de Madrid
Hoje é dia de descanso e ao mesmo tempo muito trabalho para nós!
Chegamos hj, cerca das 02h depois de uma viagem muito agradável.
Primeiro quero dar, os parabéns ao Alfa... portou-se muito bem=P, depois queria agradecer a companhia, por fim queria agradecer ao Scolari pelos momentos de comédia.
Quanto a resultados, o 470 foi a valmayor fazer boa figura, quando chegamos deparamo-nos com belas paisagens, um local muito bonito mas sem vento, apesar de ser natural haver dias de 20, 30 e até 40 knots, neste fim de semana fomos apanhados por dias sem vento, logo, no sábado fomos para a água com uma ligeira brisa com 1 a 2 knots, subindo às vezes em algumas rajadas curtas para os 5/6. Foi um dia giro para comparar andamentos, tinhamos uma velocidade semelhante mas com um pouco de mais orça. Foi tb muito giro a parte dos banhos, proibida naquele local, mas o belo dos tugas tinham k ir "armar a puta" convencendo klk alminha, que com akele calor estava desejoso de nos fazer companhia. Logo de seguida viemos para terra conviver.
No segundo dia, chegamos ao clube com uns belos 0 knots e com uma dor de cabeça valente. Toda a gente estava estupefacta por não haver vento em Valmayor, não fosse estar aquele calor quase insuportavel. Lá para as 12.3o as coisas começaram a melhorar quando ao fundo do plano de àgua se vê uma rajada a entrar, quando ela chegou ao clube as caras das pessoas esboçaram um sorriso e surgiu uma voz que disse "tenemos viento", algo que não pareceu muito convincente pois ninguem esperava que continuasse akele vento, cerca de 4 knots. Fomos para a água todos contentes a ver se pelo menos os mais de 1000km k tinhamos feito rendia uma regata. Apesar de os nuestros hermanos serem um bocado po lentos a aparelhar um 470 o nucleo dúro já estava na àgua e pronto a fazer regatas, quando deram os 5 min, mas ao minuto 2 da contagem regressiva a regata foi diferida. Um momento de frustração, a chegada do resto da frota e de novo um momento de alegria, ao longe mais uma raja(rajada) e mais 5 min. Fizemos 2 regatas que não nos correram lá muito bem por demasiados saltos e por não conhecermos o local, conseguimos no entando tirar 4 e 5 andando em 1º na segunda regata. No final, recebemos os parabens de ex-velejadores olimpicos espanhois e de toda a massa associativa do clube e restantes "regatistas" excepto de um senhor que ficou muito chateado de nós o termos pregado na primeira regata, protestando-nos. Sim, o tuga tem sempre que ser massacrado e cair-lhe tudo em cima, pelo menos consegui-mo-nos safar da ceita que nem por sombras chegava aos calcanhares da ceita serafim.
Obrigado ao CRV por todo o apoio.
Deixo agora algumas fotos: