quinta-feira, 11 de junho de 2009

Bigamist 7 na 5ª Posição


bigamist 7 marselha

O Bigamist 7, de Pedro Mendonça, terminou o primeiro dia do Troféu de Marselha, segunda etapa do circuito Audi MedCup, na 5ª posição.

O barco português foi muito regular e está empatado em pontos com o 4º classificado, o Quantum Racing, actual detentor da Audi MedCup

“O dia correu bem. Fomos 5º, 4º e 6º nas três regatas e foi pena termos perdido dois lugares na última”, Afonso Domingos resume desta forma a estreia no Troféu de Marselha.

O leme do Bigamist 7 reconhece que podiam ter feito um pouco melhor: “Com o pouco vento que estava fizemos algumas asneiras, cometemos erros tácticos e ainda partimos o pau de spi na última cambadela. Temos de melhorar nalgumas situações”, refere.

Domingos mostra-se confiante para os próximos dias: “Estamos com boa velocidade à bolina e à popa”, mas aguarda regatas com mais vento: “Provavelmente, será já na 6ª feira. Está previsto entrar o Mistral e, então, vamos conseguir analisar a nossa velocidade pura à bolina”, afirma.

Após 3 regatas disputadas, lidera o Emirates Team New Zealand (5 p.), seguido do Bribón e do Matador, ambos com 12 pontos. Quantum Racing e Bigamist 7, têm 15 pontos.

Fonte: Bigamist 7

VI Campeonato de Portugal de Juvenis

VI Campeonato de Portugal de Juvenis

PRROptimistBarreiro

Arranca hoje, em Sesimbra, a VI edição do Campeonato de Portugal de Juvenis.


Em prova vão estar 80 velejadores na classe Optimist. A prova decorre até 14 de Junho, com 12 regatas previstas. Hoje, a largada está marcada para as 13h00.
Esta é uma organização da Federação Portuguesa de Vela e do Clube Naval de Sesimbra.








Jornada difícil em Sesimbra no primeiro dia do Campeonato de Portugal de Juvenis. O inicio da prova estava previsto para as 13h00, mas a primeira regata largou apenas cerca das 16h30. Os saltos de vento foram o principal obstáculo. A regata acabou por ser anulada, após um salto de vento de cerca de 50 graus.

A segunda regata começou às 19h00 e, aproveitando a acalmia do vento, as 80 embarcações Optimists conseguiram terminar a única regata do dia. Diogo Pereira do Clube Naval de Cascais foi primeiro a cortar a linha de chegada.


Nuno Duarte, Velejador do CMCOIMBRA finaliza o primeiro dia na 55ª posição de 80 barcos.

Para amanhã, a largada está prevista para o 12h00.


O Campeonato termina no próximo domingo.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Planar cpm 35 knots

The Ireland to Sweden leg of the Volvo Ocean Race got off to a flying start, with the VO70s storming down the coast and reaching surfing speeds of up to 30 knots. It started off, unsurprisingly, with Ericsson 4 leading the fleet closely followed by Puma and Telefonica Blue. At the back of the field was Telefonica Black which had gambled on a more offshore route, along with Delta Lloyd and Green Dragon. This proved to be a better long term option and it was the Irish boat that found itself in first place as the fleet approached the Fastnet Rock.

There was a bit of chaos as the boats rounded, with both Puma and Ericsson 4 struggling to gybe in very challenging 35 knot conditions, which left Torben Grael’s boat on its side. It recovered but was left with a broken wheel, a lot of water on board and a pretty big area of delamination between hull and the deck. As Marstrand is just a pit stop with no assistance allowed, it will mean a tough time for the Ericsson crew when they arrive in Sweden. Great surfing pic from Rick Tomlinson and more here.

Cassiano a skipper do Diogo Diogo foste tuuuuuuuuuuuu

Qualificação Nacional Açores Match Racing

margarida cassiano

Tiago Talone foi o grande vencedor da Qualificação Nacional Açores de Match Racing 2009, que hoje terminou em Ponta Delgada. A tripulação do CVA bateu na final, Margarida Cassiano, do Ginásio Clube Naval de Faro, por 3-0.

"Vim para aprender e ganhar treino. Era também importante somar pontos para o ranking e o objectivo foi alcançado. Estamos muito contentes porque devemos ter entrado no top 10", declarou Talone

Margarida Cassiano pode queixar-se de algum azar no segundo dia: "Foi difícil. Parti o boom jack, uma tripulante magoou-se num dedo e no terceiro match da final, quando seguíamos à frente a Sofia caiu à água. Estou satisfeita, demos o nosso melhor e sinto que estamos a evoluir enquanto equipa", referiu a leme do Ginásio de Faro.

diogo santos

Diogo Santos, do Clube Naval de Ponta Delgada, será o representante açoriano no Campeonato de Portugal de Match Racing, a disputar, em Novembro próximo, na ilha da Madeira: "Gostávamos de ter vencido a prova, mas não foi possível. Cometemos alguns erros e os nossos adversários foram melhores e resta-nos ir à Madeira dignificar o nome do nosso clube e da nossa região." Por seu turno, Pedro Cipriano, do Clube Naval da Horta, foi 4º classificado: "Viemos para aprender. A experiência foi muito positiva e agora queremos, se for possível, continuar a treinar em match racing", afirmou.

jorge cipriano

A prova foi organizada pela Federação Portuguesa de Vela e o Clube Naval de Ponta Delgada.

Francisco Lobato Terceiro em França

Francisco Lobato Terceiro em França

Francisco Lobato 3

Francisco Lobato subiu ao pódio no Troféu Marie-Agnès Péron, disputado em França.

Francisco Lobato terminou na terceira posição com um tempo de 2 dias, 2 horas, 54 minutos e 37 segundos: “Queria tentar estar entre os primeiros, mas acima de tudo, terminar sem correr riscos desnecessários para a embarcação” e conseguiu, ao terminar a prova sem qualquer problema no seu barco.

Apesar da boa classificação, a regata não foi fácil para o jovem velejador que chegou ao final visivelmente cansado: “Tive de me adaptar às novas condições e voltar a dormir por períodos de 15 minutos.”

Para além deste factor, também o tempo se revelou um grande obstáculo para o atleta, “o vento foi muito incerto ao longo de toda a prova.”

A competição foi muito forte ao longo da regata e principalmente na etapa final onde, apesar de algumas desistências de última hora, muitos velejadores deram o seu máximo.

Lobato competiu com atletas de alto nível e está agora entre os três melhores velejadores do mundo mas acima de tudo cumpriu o seu principal objectivo: “Estou qualificado para a Transat 6,50”.

Francisco prepara-se já para a próxima etapa - a Transgascogne 6,50 em solitário que terá início no próximo dia 2 de Agosto.

1º Eole Génération GDF Suez"

2º Delasia"

3º Roff/TMN – Francisco Lobato

sexta-feira, 5 de junho de 2009

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Alvaro Marinho Na TSF

No, arquivo de emissões, têm lá a entrevista total http://tsf.sapo.pt/blogs/maiscedo/default.aspx

Ouçam!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Como comentar...

Já vi que alguns de vocês são tótós pois não comentam o blog por nao terem conta no gmail.
É possivel comentar os posts em klk lado sem contada do gmail. Como? Debaixo do local para o comentário têm hipotese de escolher o perfil, vocês podem selecionar Nome/URL e preencher com o vosso nome ou nickname.


Abraços,

Miguel

Treino dia 7/6

Como sabem haverá treino no clube no próximo dia 6, neste treino quero corrigir alguns erros que vocês têm cometido em regatas. É necessário estarem às 10h pois iremos ter novamente treino físico antes do treino prático. Quero que vocês se apliquem também nesta componente pois é um factor de evolução para terem sucesso em regatas.

Acho que seria interessante que cada um de vocês vir aqui ao blog todas as semanas e fazer um comentário a estes posts que vão começar a haver para que possamos todos saber quem está a contar em ir ao treino.
Vamos começar também a frequentar o blog pois eu e o gameiro vamos começar a postar aqui alguns componentes que achemos interessantes para o vosso desenvolvimento na vela e comentários à cerca dos treinos. Esperamos também de vocês um feedback ao que dizemos e também estão à vontade para expressarem as vossas opiniões.

Programa de treino:

10h- concentração no clube
10h15 - começo do treino
10h30 - corrida
11h - alguns exercicios físicos
12h - jogos
13h - almoço
13h45 - aparelhar barcos
14h00 - Inicio do treino prático(andar livre para aquecimento)
14h30 - Bolina com roll-tack
15h30 - Largadas
16h30 - Rondagem de Boias
17h - Regatas
18h - Em principio final do treino( Não queria pôr uma hora para comprometer o final do treino, por isso esta hora pode variar consoante os resultados)


as 21h espero estar em casa:P

Final do treino:

Sim, às 21h estava em casa.

Quanto ao treino de hoje.

1º - Foi bastante interessante mais uma vez ter os mesmos a treinar...
2º - Aspecto, isto não pode voltar a acontecer.
3º - Há mails que são à borla e que servem para contactar as pessoas, neste caso avisar que não se vem ao treino.
4º - Pessoas presentes hoje: Pedro, Vasco, António Caseiro, António Egídio e Joana Pleno
5º - Joana, para a próxima se não queres ir ao treino avisa, eu estava a contar contigo.
6º - Vamos passar a assuntos técnicos.

Resultados do treino:

- O plano do treino foi cumprido, quase na totalidade.
- O sistema que adoptei de atrasos pareceu-me bastante interessante. Passo a partilhar para quem não foi. Quem chegar atrasado vai fazer o numero de flexões correspondentes ao numero de minutos de diferença para as 10h.
-Parabéns ao Pedro por me seres o único a acompanhar-me a correr, mesmo o sprint...
-António, sempre motivador a ir para a água, sim senhor...
-Na parte física treinaram todos bem, excepto a menina Joana que como sempre se corta em maior parte das coisas.
-Boomjack de 420 tem de ser arranjado, ainda não ficou definitivo.
-A parte de rolltack foi bem desenvolvida, o 420 fez o roll bem excepto em algumas viragens que o estai não caça no ponto que eu queria. António, sim senhor estas a evoluir bem, as viragens estão a sair melhor e já tas a começar a perceber a cabadela. António Egidío, Evoluis-te bastante bem, tens de perceber que o laser tem de andar com os dois moitões juntos, pois conseguer orçar muito e é assim mesmo que se prancha, na prancha o rabo tem de andar mesmo fora do barco, quanto às viragens de bordo tens de trabalhar para conseguires bons resultados.
-Valuma do estai. Vasco com pouco vento não vale a pena estares com a vela caçada ao máximo, senão o barco não anda, tens de abrir mais a valuma, tas a trancar a vela toda.

Boas reflexões...

Miguel

2ª PAN 420

2ª Prova de Apuramento Nacional 420 Dupla do CVB em destaque
O Clube de Vela do Barreiro, Federação Portuguesa de Vela e Associação Portuguesa da classe 420, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro, organizaram este fim de semana 23 e 24 de Maio a 2ª Prova de Apuramento Nacional para a classe 420. Este evento contou com a presença de 22 barcos, 44 velejadores da Região Centro, e Norte em representação do Clube de Vela do Barreiro, Clube Naval de Cascais, Clube Naval de Lisboa, Associação Naval de Lisboa, Sport Algés e Dafundo, Yate Clube do Porto e Clube Vela Costa Nova.
O destaque vai para as velejadoras do Clube Naval de Lisboa, Ana Rita Rocha e Ana Sofia Oliveira que venceram este Campeonato, arrecadando o primeiro lugar do pódio absoluto e primeiro feminino. No Segundo Lugar do pódio ficaram os velejadores do Clube de Vela do Barreiro, recentemente sagrados Campeões Nacionais Ruben Semedo e Francisco Teixeira, no terceiro lugar do pódio ficou a dupla do Yate Clube do Porto, Manuel Cunha e António Tinoco. Os velejadores do Clube Naval de Cascais Martim Franco e Caetano Lacerda venceram na categoria de sub-16.
Os restantes velejadores do Clube obtiveram os seguintes lugares, Miguel Costa/Manuel Gamito ficaram no 7º lugar e Patrícia Costa/Inês Guimarães ficaram na 14º posição.
Parabéns a todos os velejadores apurados para os Campeonatos Internacionais, Parabéns ao Ruben, ao Francisco, à Patrícia, à Inês, ao Miguel, ao Manuel e ao Sérgio treinador desta Equipa de realizou um excelente trabalho esta temporada !!
3ª Prova do Campeonato Regional de Juvenis

FPVela lança programa televisivo na rtp2

Programa da FPV no You Tube

Logo FPV

O primeiro, de uma série de 8 programas da Federação Portuguesa de Vela para a RTP 2 já está disponível no You Tube em http://www.youtube.com/fpvela. Para ver ou rever.

Todos a apoiar o Nuno

VI Campeonato de Portugal de Juvenis - 2009

Foto Camp Por Juv

A Federação Portuguesa de Vela e o Clube Naval de Sesimbra organizam de 11 a 14 de Junho em Sesimbra, o VI Campeonato de Portugal de Juvenis 2009

Divulgamos o Anúncio de Regatas.

Velejadores Inscritos 29-05-2009

Delta Lloyd

7º lugar para João Rodrigues na Delta Lloyd Regatta

João Rodrigues terminou a 25ª edição da Delta Lloyd Regatta em 7º lugar. O velejador português partiu a régua da vela antes da largada, o que veio a condicionar a sua prestação nas duas últimas regatas de hoje. João Rodrigues considera que "apesar de tudo foi uma prova boa e valeu a pena ter cá vindo". O vencedor desta quinta etapa da Taça do Mundo da ISAF em RS:X (masculino) foi o holandês Dorian van Rijsselberge.

Daqui o velejador madeirense segue para Telavive, Israel, de 11 a 20 de Junho, para defender o título de Campeão da Europa, alcançado no ano passado em Brest, França.

João Rodrigues_DLR
Foto de Sander van der Borch

Carolina Borges (RS:X feminino) terminou a Delta Lloyd Regatta em 30º lugar; Frederico Melo (Finn) em 27º e Sara Carmo (Laser Radial) em 21º.


A espanhola Blanca Manchon foi a vencedora em RS:X feminino; em Finn o nº 1 coube ao inglês Edward Wright; em Laser Radial o ouro foi de Tatiana Drozdovskaya, da Bielorussia.

Site oficial da regata: http://www.deltalloydregatta.org/2009/

Club Race II

Boas noites,

A club race deste mês será no dia 20 de Junho, até novas informações, fica esta a data.

Vamos ver se nesta data está mais gente do que na anterior.

Abraços,

Miguel

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Campeonato Autonómico de Madrid

Boas a todos,

Hoje é dia de descanso e ao mesmo tempo muito trabalho para nós!
Chegamos hj, cerca das 02h depois de uma viagem muito agradável.
Primeiro quero dar, os parabéns ao Alfa... portou-se muito bem=P, depois queria agradecer a companhia, por fim queria agradecer ao Scolari pelos momentos de comédia.

Quanto a resultados, o 470 foi a valmayor fazer boa figura, quando chegamos deparamo-nos com belas paisagens, um local muito bonito mas sem vento, apesar de ser natural haver dias de 20, 30 e até 40 knots, neste fim de semana fomos apanhados por dias sem vento, logo, no sábado fomos para a água com uma ligeira brisa com 1 a 2 knots, subindo às vezes em algumas rajadas curtas para os 5/6. Foi um dia giro para comparar andamentos, tinhamos uma velocidade semelhante mas com um pouco de mais orça. Foi tb muito giro a parte dos banhos, proibida naquele local, mas o belo dos tugas tinham k ir "armar a puta" convencendo klk alminha, que com akele calor estava desejoso de nos fazer companhia. Logo de seguida viemos para terra conviver.
No segundo dia, chegamos ao clube com uns belos 0 knots e com uma dor de cabeça valente. Toda a gente estava estupefacta por não haver vento em Valmayor, não fosse estar aquele calor quase insuportavel. Lá para as 12.3o as coisas começaram a melhorar quando ao fundo do plano de àgua se vê uma rajada a entrar, quando ela chegou ao clube as caras das pessoas esboçaram um sorriso e surgiu uma voz que disse "tenemos viento", algo que não pareceu muito convincente pois ninguem esperava que continuasse akele vento, cerca de 4 knots. Fomos para a água todos contentes a ver se pelo menos os mais de 1000km k tinhamos feito rendia uma regata. Apesar de os nuestros hermanos serem um bocado po lentos a aparelhar um 470 o nucleo dúro já estava na àgua e pronto a fazer regatas, quando deram os 5 min, mas ao minuto 2 da contagem regressiva a regata foi diferida. Um momento de frustração, a chegada do resto da frota e de novo um momento de alegria, ao longe mais uma raja(rajada) e mais 5 min. Fizemos 2 regatas que não nos correram lá muito bem por demasiados saltos e por não conhecermos o local, conseguimos no entando tirar 4 e 5 andando em 1º na segunda regata. No final, recebemos os parabens de ex-velejadores olimpicos espanhois e de toda a massa associativa do clube e restantes "regatistas" excepto de um senhor que ficou muito chateado de nós o termos pregado na primeira regata, protestando-nos. Sim, o tuga tem sempre que ser massacrado e cair-lhe tudo em cima, pelo menos consegui-mo-nos safar da ceita que nem por sombras chegava aos calcanhares da ceita serafim.

Obrigado ao CRV por todo o apoio.

Deixo agora algumas fotos: